BAURU: COM 27% DA CIDADE SOB RODÍZIO NO ABASTECIMENTO , DAE ANUNCIA QUE VAI MULTAR QUEM DESPERDIÇAR ÁGUA NO MUNICÍPIO.
- 14/05/2024
- 0 Comentário(s)
Desde quinta-feira (9), moradores dos bairros atendidos pelo sistema da captação do Rio Batalha passam por um rodízio, o equivalente a 100 mil pessoas.
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru (SP) anunciou que, a partir desta segunda-feira (13), vai intensificar as ações contra o desperdício de água, principalmente nas regiões abastecidas pelo Rio Batalha. Dentre as medidas, está a aplicação de multas para quem for visto desperdiçando água na cidade.
De acordo com a autarquia, será aplicada a Lei Municipal nº 6.608 de 2014, que ordena sobre o controle de desperdício de água potável distribuída para consumo. Segundo a lei, são ações que constituem desperdício:
- Lavar calçadas e molhar ruas com uso contínuo de água;
- Manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d'água e reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água continuamente;
- Lavagem de veículos estacionados em vias públicas com uso contínuo de água (a exceção à regra são os lava-cars, que possuem sistema de redução ou reutilização da água).
Ainda de acordo com o DAE, o fiscal da autarquia que flagrar o consumidor em uso inadequado ou desperdiçando água potável, num primeiro momento, vai orientar sobre o uso racional da água para que a prática não se repita, registar uma advertência e, posteriormente, notificar no endereço da ocorrência.
Se ficar constatado pela fiscalização a reincidência do desperdício, será aplicada uma multa de 50% sobre o valor registrado com o consumo de água do mês anterior do infrator. A cada reincidência será imposta nova multa de 50% sempre sobre o valor da conta anterior.
FONTE E IMAGEM: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2024/05/13/com-27percent-da-cidade-sob-rodizio-no-abastecimento-dae-anuncia-que-vai-multar-quem-desperdicar-agua-em-bauru.ghtml