SÁBADO É O DIA DE CELEBRAR O ÚLTIMO SANTO JUNINO.
- 28/06/2024
- 0 Comentário(s)
Neste sábado (29) será celebrado o Dia de São Pedro, o último santo junino. A Paróquia São Pedro Apóstolo está responsável pela quermesse que promete tradições, músicas, comidas e bebidas típicas do mês de junho. O arraiá será às 18h30, na rua da Igreja, 01, na Vila Dutra.
O padre Rodrigo de Paula conta que a celebração terá quentão, doces, mini pizzas, espetinhos, pastéis, frango assado e o famoso "bolo do padroeiro". As brincadeiras, para felicidade das crianças, também vão estar presentes nas barracas de pescarias e outras. Já os adultos podem se divertir com as músicas e o bingo, que oferecerá prendas e prêmios especiais.
No início da quermesse será erguido o mastro com a imagem dos três santos juninos - São João, Santo Antônio e São Pedro. O padre Rodrigo se diverte ao contar sobre a tradição junina. "As pessoas pegam um pedaço de madeira e batem na parte de baixo do mastro. Existe a crença de que quem fizer isso vai arrumar um casamento. Acredito que seja devido à influência de Santo Antônio".
O eclesiástico lembra que durante o mês de junho celebrou-se o Dia de Santo Antônio (13), o Dia de São João (24) e, por último, o Dia de São Pedro (29).
QUEM FOI SÃO PEDRO?
São Pedro foi o primeiro papa da Igreja Católica e o fundador da Igreja Cristã em Roma. Antes de conhecer Jesus, Simão, seu nome original, tinha uma vida comum e era pescador. Após se encontrarem, Jesus lhe disse "Você será pescador de homens" e também mudou seu nome para Pedro, que significa "pedra" em aramaico, indicando que ele ergueria uma igreja sólida. Durante a prisão de Jesus, Pedro negou três vezes que o conhecia. No Catolicismo, acredita-se que ele se arrependeu e foi perdoado após a ressurreição de Cristo. Para além da religião, o santo também tem um papel histórico e simbólico na cultura popular. Sua figura é atribuída às chuvas porque na Bíblia está escrito que lhe foi concedida "a chave dos céus". Ele também é o padroeiro dos pescadores, dos viúvos e do papa.
FONTE E IMAGEM: https://sampi.net.br/bauru/noticias/2841746/geral/2024/06/sabado-e-o-dia-de-celebrar-o-ultimo-santo-junino